5 regras importantes para construir um dashboard gerencial

Roberto Cabrera

Co-founder & CEO Keep.i

25 · jul · 2017

Existem dois tipos básicos de dashboards para negócios: analíticos e operacionais. Muitas vezes, as empresas utilizam os dois tipos de painéis – cada um para um propósito específico.
Os dashboards analíticos geralmente são projetados para ajudar executivos e líderes seniores a estabelecer metas e objetivos, além de entender o que aconteceu, por que aconteceu e dar-lhes a informação que precisam para implementar as mudanças apropriadas.

Listamos 05 características fundamentais para construir dashboards analíticos eficientes para ajudar executivos a tomarem decisões:

1. Organização

Um painel executivo tem que permitir uma excelente experiência e percepção. Saber exatamente o que está acontecendo em todos os aspectos do negócio é fundamental.

2. Métricas bem definidas

Uma das citações mais famosas de Peter Drucker é: “se você não pode medir isso, você não pode melhorar.” Dashboards executivos tem que conter métricas capazes de medir o desempenho, de forma que facilite tomar decisões que tragam melhoras significativas e mensuráveis para o negócio.

3. Resultados em Tempo Real

Muitos executivos passam inúmeras horas registrando-se em sistemas de negócios e relatórios em execução. Por outro lado, o dashboard executivo certo sempre mostra os resultados mais recentes de cada relatório que você precisa em tempo real. Isso economiza preciosas horas a cada mês.

4. Realizado vs Planejado

Muitos executivos gastam tempo criando seus planejamentos, no entanto, essa é apenas a primeira peça para o sucesso. O segundo é garantir que a empresa atenda às expectativas do seu plano. Estar alinhado ao planejamento é fundamental para que fique ainda mais claro os resultados de acompanhamento.

5. Sinergia da Equipe

Quando a equipe sabe que seu desempenho está sendo julgado em um dashboard, e pode ver esses resultados, eles começam a melhorar seu desempenho, direcionando maior os esforços a sua participação no resultado de negócio.