Como as plataformas vão resolver o problema da Transparência de Dados?

Roberto Cabrera

Co-founder & CEO Keep.i

11 · abr · 2017

Está cada vez mais evidente para o mercado que o modelo em que o ecossistema de publicidade digital foi constituído fracassou. Desde o seu surgimento, não houve um dia sequer no qual não se tenha colocado em xeque a relevância e a verdadeira efetividade dele no ambiente de negócio.

Não é segredo que o digital amadureceu dentro de um cenário em que nem agências, nem publishers, possuíam conhecimento e boa vontade para desenvolver um modelo seguro de investimento para seus anunciantes. As plataformas assumiram, então, o árduo papel de educar o mercado e padronizar a entrega, o que sempre foi visto com desconfiança.

Mesmo longe do modelo ideal, nunca estivemos tão perto de começar uma nova ordem onde a transparência poderá deixar de ser mais um atributo de prateleira. Cabe a nós como mercado, colaborar na busca pelo ponto de equilíbrio, apresentando soluções e construindo políticas de transparência mais claras.

Abaixo elenco algumas iniciativas que considero essenciais para abraçarmos em um futuro próximo.

Verificação de Terceiros

A verificação de terceiros está se tornando rapidamente um protocolo padrão e as plataformas precisam adotar proativamente essa mudança como principal premissa. Não se trata mais de levar verificação a visibilidade e fraude, mas também para a atribuição geral e sucesso da campanha.

Ampliação de Relatórios

Com a tecnologia programática tão profundamente incorporada na cadeia de anúncios, é necessário que os players garantam leilões abertos e transparentes para seus clientes. Isso significa oferecer mais informações ao longo do ciclo de vida programático, sendo direto sobre as fontes de demanda, taxas, CPMs, lances e atribuição.

Tecnologia Aberta

A tecnologia aberta trará maior transparência para os dados apresentados pelas plataformas. Elas devem ser capazes de se integrar com centenas de serviços e fontes de terceiros que se encaixam na maior cadeia de fornecimento de publicidade. Ainda que continuem existindo aqueles que se voltem contra a disrupção essa talvez seja a iniciativa que trará maior transparência ao mercado.